Dicas

O PRIMEIRO PASSO DE UMA VIDA INTEIRA

Acreditamos que todos nós lembramos de nosso primeiro dia de aula, quando nós vimos sozinhos pela primeira. Este com certeza é o momento mais importante de nossas vidas, pois marca o momento em que iniciamos a nossa jornada como um indivíduo independente.
Nossos pais com certeza também devem ter se preocupado como você, mas o primeiro dia passou, depois o segundo e agora estamos aqui.

QUANDO DEVO COLOCAR O MEU FILHO NA ESCOLA?

A primeira coisa que se deve fazer para colocar uma criança em uma escola é que todos os membros da família concordem com essa decisão. É muito importante que se passe a criança segurança nessa decisão, pois eles são muito sensíveis e se perceberem que você não está segura também ficarão inseguros.

IDADE CERTA PARA COMEÇAR NA ESCOLA

Não existe uma idade certa para o início da escolaridade das crianças. Mas como educadores podemos dizer com certeza que quanto mais cedo esse processo se inicia melhores são os resultados, acelerando muito o desenvolvimento dos mesmos.
As crianças com mais de 2 anos que nunca foram a escola com certeza irão resistir a mudança e este processo será muito mais difícil para todos os envolvidos.

QUAL ESCOLA EU DEVO ESCOLHER?

O primeiro ponto a ser observado é a localização da minha casa e das escolas que temos no seu entorno. Não aconselhamos escolher escolas muito longe de sua região, você com certeza terá problemas com atrasos tornando esta atividade mais um fator de aborrecimento.

O segundo fator a ser considerado é que tipo de serviço será oferecido ao meu filho e quais atributos a família considera mais importante.
Existem 2 tipos de escolas a serem observadas:

ESCOLAS ESPECIALIZADAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL.
Em geral são escolas menores que tem sua estrutura toda adaptada e pensada para o atendimento de crianças pequenas. Neste tipo de escola as crianças são tratadas de forma individual e a preocupação principal e com o desenvolvimento (através de brincadeiras) e bem estar. O conteúdo didático é utilizado como apoio.

ESCOLAS INTEGRADAS (do infantil ao 2º grau)
Em geral são escola pensadas em atender as necessidades dos alunos de forma geral (o aluno é que tem de se adaptar a escola), o aluno faz parte do grupo. Estão focadas em reforçar o conteúdo didático.
O objetivo da escola é que o aluno complete todo seu ciclo dentro de sua instituição, sem que haja a necessidade de mudanças.
Estas escolas não aceitam crianças que usem fraldas.

O QUE EU DEVO VERIFICAR?
– Se a escola tem autorização para o funcionamento da prefeitura e do núcleo de educação de seu bairro.
– Se a escola tem alvará de funcionamento do corpo de bombeiros e se seus extintores estão dentro da validade.
– Se a escola possui instalações seguras (corrimãos, portões em escadas, parques sem amortecimento, quinas expostas e fiação sem proteção).
– Se parque possui brinquedos homologados.
– Se a escola oferece controle térmico e ventilação em todos os seus ambientes.
– Se a sua dedetização e limpeza de caixas d’água estão dentro da validade.
– Se as funcionárias que trabalham diretamente com as crianças possuem habilitação própria para atuarem com a educação infantil.
– Observe na sua visita as crianças que já estão na escola (condições de higiene, vestimenta e humor)
– Analise o que é oferecido em escola que incluem o lanche das crianças no valor da mensalidade, pois este cardápio pode não agradar o seu filho e ele não terá a opção de escolha.
– Verifique se é possível enviar a alimentação (almoço/janta) de casa, por opção (vegetariano/alergia).

COMO COMEÇAR?

Resolvido as questões anteriores é hora de pensarmos na adaptação da criança.
O ideal é introduzirmos a criança de na escola com períodos curtos (1 hora no mínimo) e continuados (por 1 semana). Este período será utilizado para que a criança se acostume com tudo que vai estar a sua volta, as professoras, outras crianças, os ambientes novos, o barulho. E para orientarmos e tirarmos as dúvidas da família nessa transição.
Este processo deve ser uma parceria da escola com a família e deve ser uma relação de confiança entre as partes, portanto é importante que sempre que surgir alguma dúvida, busque esclarecimento junto a escola.
Conversem com a crianças, expliquem o que vai acontecer e porquê. Não minta para a criança, explique que ela vai ficar na escola para brincar com seus amigos, tomar seu lanche e aprender e que o papai/mamãe vem te pegar no fim da aula.
Procure não atrasar para pegar a criança, pois ela vai ver os amiguinhos indo embora e pode se sentir abandonada.
Quando chegar incentive a crianças, mostrando que o dia dele foi legal e que ela vai voltar amanhã para brincar de novo.

SEGUINDO ESSES PASSOS, DAQUI 30 ANOS SEUS FILHOS ESTARÃO AQUI NESSE SITE LENDO ISSO E SORRINDO.

Att,
Escola Brincando e Aprendendo